quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Mestria ou Maestria ?



Nós estudantes, ex-estudantes e professores, sempre tivemos um certo pé atrás quanto ao método de ensino usado pelo colégio ou professor. A realidade é que a maioria se sente acomodada com o modelo que vem sendo imposto.
Podemos considerar que estando em condições apropriadas, quase todos os alunos serão capazes de aprender os conteúdos importantes e conseguirão chegar nos objetivos educacionais. O tempo e o método usado pelo professor é o que determina o sucesso de suas aulas. Praticamente todos os alunos são capazes de atingir os objetivos educacionais, basta que tenha o seu tempo e as condições apropriadas para aprender. Aprender? Na boa, no mínimo 50% do que nos é dado em sala de aula é pura decoreba.Mal necessário para a aprovação em concursos. Estamos tendo aula com mestres ou maestros? A classificação de mestre no dicionário já nos guia bem para esse assunto: 1.Homem que ensina. A idéia de ensinamento está mais voltada para o ensinar a decorar. Não critico as aulas que optam por esse método, já que é inevitável, pois se é e exigido um enorme conteúdo dos alunos,e nem tudo é"fácil" e de interesse geral. Usei o exemplo do maestro, pois ele simplesmente guia e cobra um conteúdo que somente o aluno pode correr atrás de aprender. A própria palavra ensinar pode ser vista por outro ponto. O que é ensinar? Só se ensina a quem pode ser ensinado,a quem tem como achar as respostas sozinho.
Digam que método preferem e vamos discutir o assunto hahaha.

Algumas frases :

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar."

"Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si." (Galileu Galilei)

"Quanto mais abstracta for a verdade que queres ensinar, mais tens que seduzir os sentimentos a seu favor." (Friedrich Nietzsche)]

"Mestre não é aquele que aprendeu a ensinar, mas aquele que ensina a aprender." (Marcelo Soriano)

"Aprender é descobrir aquilo que voce já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você."(Richard Bach)

"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto." (Albert Einstein)

9 comentários:

  1. Adorei o blog :)
    To querendo fazer um pra mim também, mas enfim...
    Eu prefiro o 'maestro', pois não acho que o aprendizado esteja ligado diretamente a nenhum método, e sim ao interesse do próprio aprendiz. É claro que um bom professor e uma boa aula ajudam, mas de nada adianta se a ânsia pelo conhecimento não for algo recíproco.
    ;*

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você,e olho como se tudo fosse uma troca, os dois lados ganham e pra isso tem que existir um movimento de ambos, exatamente como você colocou.
    Obrigado pelo elogio também hahaha.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Acho que as salas de aulas andam precisando de instrumentistas que desafinem um pouco desta orquestra repetitiva que são os tempos atuais. Tanto em pé, na frente, quanto sentados nas carteiras...

    O verdadeiro mestre é aquele que ensina aos seus pupilos que o que tem que reger suas vidas é essa mistura entre a visão crítica e o respeito aos justos. E o orgulho dos mestres é quando os alunos arriscam seus 'solos', para além das batutas (e sem esquecer delas, é claro...)...

    Abração e parabéns pelo blog, Pedrinho. Vou estar sempre por aqui, participando dos debates.

    ResponderExcluir
  4. Legal, Pedro, muito bacana o blog!
    Eu não sabia que você escrevia tão bem!
    Parabéns,
    tio Zé

    ResponderExcluir
  5. Pois é Marcelo, a atitude tem que surgir dos dois lados para surtir o efeito saudável do aprendizado.Sacou direitinho o que quis passar, claro né hahahaha...
    Valeu pelo elogio parcero, agradeço a presença.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Po tio, obrigado mesmo , acho que nem eu sabia que tinha capacidade de escrever em um blog meu, acho que certas coisas nos impõem algumas ações, e começar a escrever textos é o que está me ajudando...Fico feliz que você tenha gostado tio.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. achei muito interessante o blog, primo! vou colocar nos meus favoritos! ele promete! hehe

    não sabia q vc gostava de escrever, e ainda escreve bem! parabéns!

    se tiver paciência, dê uma olhada no meu blog: http://machadoseperdidos.blogspot.com
    e se quiser comente.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. Opa, valeu primo, vindo de você é um grande elogio hahahaha.
    Vou lá no seu com certeza.
    Abração

    ResponderExcluir