quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O seu tempo dura muito ou pouco ?

Dicionário: 1. A sucessão dos anos, dias,horas, e outros.,que envolve a noção de presente,passado e futuro.2.Momento ou ocasião apropriada para que uma coisa se realize.3.Época,estação.4.As condições meteorológicas.

Começar meu blog com um texto que instigará as pessoas a terem uma auto-crítica e uma crítica ofensiva pode ser uma precipitação, mas é esse o objetivo desta nova fonte de textos. Ao menos tenho certeza de que todos se identificarão com alguma passagem, pois a palavra "tempo" permanece em todos a todo instante.

Todos os dias paramos para refletir sobre como o tempo passou rápido, ou devagar demais.Existe uma explicação? Nossa mente absorve milhares de informações ,que são separadas como primordiais ou deixadas de lado. Quando damos valor demais a algumas delas, acabamos por tentar encaixá-las no nosso tempo, afetando o emocional e a vontade. Quem poderia negar que esperou dias inteiros dentro de pequenas horas para satisfazer um desejo angustiante? E quem viveu intensamente um momento que o viu passar num instante ?
Reclamamos nossa vida inteira, seja de pouco ou muito tempo. Esquecemos das milhares de horas que passamos no ócio reclamando de nada. Ao invés de estar estudando, trabalhando , correndo, saboreando, estamos aqui, numa cadeira muitas vezes sendo utilizada para aconchego, para atividades pouco prestativas para nossas vidas.
Até que ponto se pode dizer que o tempo que você "perde" é tempo "perdido" ?
A resposta para essa pergunta, eu não saberei responder com poucas palavras , nem mesmo poucas imagens...apenas trabalharei para que nosso tempo seja bem ocupado. Temos 168 horas por semana, como você tem utilizado seu tempo?

Aqui vão algumas frases sobre tempo:

"O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido." (Bertrand Russell)

"Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder." (Chesterton)

"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel." (Platão)

"Porque o tempo é tão implacável, roubando-nos as oportunidades se não formos suficientemente rápidos para agarrá-las imediatamente?"
(Liv Ulmann)

"O homem que tem coragem de desperdiçar uma hora do seu tempo não descobriu o valor da vida." (Charles Darwin)

Comentem, apreciem, destruam...o texto é de todos.

23 comentários:

  1. Huuum o seu blog tá com cara de que vai ser muito interessante =)
    Gostei do texto, não sabia que voce escrevia bem.
    Enfim,está com cara de que vai ser bem construtivo e me fez parar pra pensar de fato na forma em que eu ''perco'' o meu tempo.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Opa, obrigado Lidiane, agradeço o elogio.Vou tentar fazer ser bem interessante pode deixar.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive o tempo como um aliado, mas talvez nunca o tenha tratado como tal, fazendo as vezes julgamento do mesmo. Agora, depois de 18 anos, estou aqui me alimentando dele, com grande prazer e orgulho ao recebe~lo de ti com tanta inspiração, Obrigado filho!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu que tenho que agradecer pai, pois nesses 18 anos eu tive com quem aprender e em quem me espelhar.Obrigado por tudo pai.Ainda temos bons tempos juntos!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu andava meio sem TEMPO. rs
    Até que "pintou" uns minutinhos na minha agenda e vim ler o post...gostei, como aquele ditado popular "tempo é precioso", "tempo é dinheiro"... aliás o PRESENTE acabou de passar.

    Abraço irmão !

    [´]Yuri Seixas

    ResponderExcluir
  6. Pois é meu brother,às vezes precisamos substituir certas coisas por outras, é a vida...
    Mas que bom que deu uma moral por aqui.
    Abração parcero!

    ResponderExcluir
  7. Pedrinho!!! ter um amigo q nem vc nunca e perda de tempo!!! mt bom o texto!!!
    mandou mt bem cara!!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Titão!! Digo o mesmo por você meu brother.Obrigado pelo elogio e pela visita hahahaeee
    Abração negone!

    ResponderExcluir
  9. Oi primo!
    Gostei bastante da idéia do blog...o 'tema', as fotos, seu perfil e nesse caso, o texto =)
    Concordo com o que vc falou...a perda de tempo sempre vai depender do ponto de vista ;D
    Vc escreve bem e tb foi bem legal essas frases sobre o tempo no final. Parabéns!
    Qdo tiver novos textos, me avisa.
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Pedro,achei excelente.O jeito de falar tranqüilo,com naturalidade,coloquial;gostei.
    Vá em frente,filho.Descubra o seu potencial.
    Agradeça,todos os dias,a DEUS o dom que ELE lhe deu.
    Gostaria de deixar aqui 2 sugestões:
    .Faça do tempo um aliado e não um inimigo;
    .Leia Eclesiastes 3,do versículo 1 ao 8,e os de no.l4 e l5;são ótimos para refletirmos sobre o tempo. Beijo! Amo você!

    ResponderExcluir
  11. Nossa irado cara ... nem sabia que sabia escrever tão bem hahahaha ... muito legal mesmo !!! ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi prima. Que bom que gostou do 1o texto, e das idéias. Obrigado pela presença.
    E pode deixar que novos textos vão sair ;]
    Beijão

    ResponderExcluir
  13. Mãezinha...obrigado pela força hahahaha, mas foi apenas o 1o texto né. Agradeço sim, e vou dar uma lida nessas frases.
    Beijões mãe, te amo.

    ResponderExcluir
  14. Fala Bernardo, escrever bem é meio que uma cobrança grande demais pra mim hahaha, espero conseguir focar no conteúdo e tentar errar menos na escrita.Mas de qualquer forma obrigado pelo elogio.
    Abração

    ResponderExcluir
  15. A primeira frase é excelente ,
    faz referência às escolhas ,
    muito boa !

    ResponderExcluir
  16. É isso ae ! A vida é feita de escolhas !
    Abração parcero!

    ResponderExcluir
  17. Meu garoooooooto! Mandou muito bem no blog. Isso sim , não é nenhuma "perda de tempo". Ta dissertando muito bem malandro! Daqui a pouco vamos estar te vendo num jornalzão aí. Curti muito a ideía cara, mandou muito bem, me fez até parar pra dar uma refletida básica. E tu sabe que eu sou meio maluco né?! hahahahaha! Agora, dá um tempinho ae tbm e vamos pegar uma praiana esperta, pelo amor de Deus, porque a gente nunca consegue se encontrar o zé ...
    Abração cara, gostei da iniciativa, do toda força, bunda suja.

    ResponderExcluir
  18. Acho que a frase do Platão que escolhestes muito bem resume um pouco das minhas reflexões sobre o assunto "tempo". Diria eu que o tempo é essa máscara que a eternidade usa para se divertir com as angústias desse tal de ser humano, que acha que descobriu a forma de datar o tempo quando inventou o relógio... Ora, Salvador Dali já amassou os relógios há algum tempo.. e o nosso eterno (!!) Mario Quintana tem uma que acho formidável sobre isso: "o passado nunca reconhece seu lugar, pois está sempre presente". O tempo é um gozador. Portanto, é só tentar entender a piada...

    Abração e parabéns pelo texto, garoto.

    ResponderExcluir
  19. Hahahaha, valeu pelos elogios João, mas o jornal eu deixo pra quem quer "perder-tempo" haahahaha...
    E quanto a nossa praiana, é o melhor passatempo pro momento hahaha, só marcar parcero.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  20. Para maiores apresentações, Marcelo Henrique Marques de Souza foi meu professor, e é um grande amigo,me influenciou demais a tomar a iniciativa de criar esse blog. Enfim...agradeço .
    O tempo se mostra tão inevitável e híbrido que só pode ser visto como uma piada que tentemos a entende-la e se possível curti-la.
    Sem muita formalidade que já estou me sentindo um velho hahahaha...
    Grande abraço parcero!

    ResponderExcluir
  21. Pedro, amei tah excelente mesmo viu, nada como escrever e falar sobre nó mesmos do quando podemos nos espressar melhores assim do que cara a cara com as pessoas que convivem com a gente, e sobre o tempo? Há o tempo como definí-lo não é mesmo, tanta coisa pra se fazer e nem percebemos que ele é raro e que tudo pode mudar em instantes ao invés de complicarmos tanto, mais afinal é de humanos as definicões que saem sobre ele, e humanos são os seres mais complexos que podem existir que de simples coisas criam grandes tempestades... mais nada como cada um saber definir o verdadeiro valor de cada coisa que tem na vida e de cada momento que se passa na vida...

    enfim Parabéns msm!! Beeijos! Sáhh ;)

    ResponderExcluir
  22. Ah o Tempo !! Interessante complexidade !! Dá pra pensá-lo por diversas perspectivas, nas diferentes formas de o sentirmos.
    Dificilmente pensaremos o suficiente...
    Vide por exemplo Martín Heiddeger, pensador que viveu por volta 1935 - 1970, o qual ao refletir sobre o ser, firmou sua obra na sentença de que o Ser é Tempo.
    E assim, penso, é vida, é movimento, devir, é cenário, é bastidor.
    O presente é a presença, o único tempo que temos, o ser-aí.
    Ócio nos tempos de Platão tinha outro valor do que o de hoje, onde as pessoas não podem parar, mas estão afixionados em fazer o tempo virar dinheiro, numa pobre redução.
    De um outro plano poderíams chamar a atenção para a pesquiza (cientifica) da Ressonância Schurman, que afirma estarmos vivendo 16h ao invés de 24h, devido a alteração na frequênica da terra e consequentemente na nossa e vice e versa(pois nossa frequencia elevada eleva também a da terra).
    Agradeço a oportunidade da palavra !! Procurava algo sobre o W. Reich e encontrei tua iniciativa. Excelente !! É isso aí, continue, contagie, contamine: os jovens de hoje tem muito pra nos mostrar, transformar !! Porém cuidado! Elogio, de carinho, pode virar casca de banana, quando o nariz sobe muito, perdemos a visão do chão e aí escorregar é facil. ;)

    Deixo as provocações e o canal de contato aberto !!

    Tarles, 34 - Estudante, workêro, Passagêro do Tempo !!

    ResponderExcluir
  23. Recomendo que conheças o blog abaixo:

    http://rock-sofia.blogspot.com

    Do amigo André, vais gostar...

    ResponderExcluir