sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Violento, eu ?

Esse texto pode parecer bobo, mas é mais um desabafo do que outra coisa.
Fugindo do tema já manjado sobre "violência" e seus textos já feitos para tal assunto, vou partir para o individual. É fácil demais criticarmos o mundo e as pessoas, e esquecermos de nós. Quebrar o brinquedo do outro é muito mais divertido que quebrar um nosso; talvez por ser mais fácil, ou covarde demais. Você acha violento milhares de pessoas estarem morrendo do outro "lado" do mundo, mas passa direto por um mendigo que pede comida para não morrer; acha absurdo pessoas se matarem por territórios e vira um "bixo" quando sentam no seu lugar; julga o cara que se mata por amor e às vezes nunca irá sentir algo parecido...Não estar na pele dos outros é um problema.E você vai precisar estar para mudar suas atitudes? Se soubéssemos o quanto é melhor consertarmos um erro no início do que quando está concretizado,de fato seríamos muito mais satisfeitos. Escrevo esse texto com convicção pois precisei passar por derrotas até amadurecer e mudar minhas atitudes. Pequenas atitudes podem mudar o rumo de nossas vidas, então um pouco de calma não faz mal a ninguém...
Obrigado pela leitura. Até logo !

9 comentários:

  1. Violência...tema atual a seculos, gasto e renovado todo dia, rezamos para nao sermos vitima, descuidamos para nao fazermos....Sua atenção a ela te ajudara a nao ser autor, exercitar a tolerância, sempre ha espaço para a Paz. PS.Derrota nao!!! Aprendizado... Muito bom, agora va pra praia...hahahha!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu penso igualzinho! =p
    Acho que o individualismo que tá tão grande atualmente ajuda um pouco nisso, das pessoas não estarem nem aí pros outros. Mas há uma agressividade e falta de paciência enormes, vc vê que por qualquer besteira já tem gente xingando e brigando com alguém.

    Por isso que eu gosto de falar, que a gente sempre tem que fazer a nossa parte, mesmo que o outro não faça. Até pq a partir das nossas atitudes, muitas pessoas acabam mudando tb ^^
    Pra acabar o comentário gigante - me empolguei haha -, tem essa frase que eu acho bem legal e tem a ver com isso que falei!

    "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota."
    (Madre Teresa de Calcutá)

    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Pois é pai, aprendizado...
    E pode deixar que partiu praiana ! hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Pois é Fernanda,disse tudo, o individualismo é um "ego inquestionável" de cada um , o que o torna excludente dos outros, dando importância apenas a si mesmo.Caso isso não existisse com tanta frequência essa agressividade e falta de paciência poderia mudar...basta um exercício de cada um.
    Não leio o seu comentário como gigante pelo número de palavras prima, mas sim pela idéia e o conteúdo.Gostei muito da frase, resume tudo.

    Beijão prima!

    ResponderExcluir
  5. O lance principal do mundo de hoje está no fato de que as pessoas esqueceram que existe um espelho no meio e se apaixonaram loucamente por sua imagem. Não que isso seja exclusividade de nossa época.. a violência está exatinho dentro de nós e a história mostra isso.. Mas um pouco de debate e de reflexão ajudam a manter a coisa sob controle... O problema é que o 'amor-próprio', esse lobo fantasiado de cordeiro, é o disfarce da vez.

    Parabéns pelo texto, Pedro.

    Abração

    ResponderExcluir
  6. Pedro,achei ótimo.
    A violência já começa quando não enxergamos,ou não queremos enxergar,os que estão à nossa volta.
    Se nos colocarmos no lugar do outro vamos errar menos em nossas atitudes.Saber calar,saber ouvir fazem parte da arte de viver mais quieta e sossegadamente,com menos mágoa e raiva no coração.É muito bom saber que plantamos frutos bons no seu coração,filho.
    AMAR A DEUS é obedecer as Suas orientações.Amar a DEUS acima de tudo e de todos já é um ato de não-violência.
    AMAR AO PRÓXIMO COMO VOCÊ AMA A SI MESMO,também é um ato de não-violência.
    A Palavra de DEUS diz que o AMOR encobre uma multidão de pecados(erros).O verdadeiro amor aniquila o mal que está em nossa essência como ser humano.
    Mas é necessário perguntar-se:Eu me amo?...
    Quem se ama se preserva;quem se ama como filho de DEUS não consegue ser violento,porque DEUS É O PRÓPRIO AMOR.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Caro Pedro, sugiro que você faça como o seu primo Gabriel e crie um perfil no orkut "Postagem nova no passa---tempo.blogspot".

    Quanto à violência, entendo que é uma decorrência do egoísmo, infelizmente inato no ser humano.

    Abraços do tio Zé!

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo, só acho que não podemos generalizar. Sinceramente, eu estou muito feliz com minhas atitudes. Se não houvesse a guerra, talvez não soubessemos o valor da paz. Mas acho que não existe um caminho para alcançá-la, ela é que deve ser o caminho. Porém, enquanto os outros não mudarem suas atitudes, também não sou eu que vou me estressar, os injustiçados que o façam. Então esquece isso por enquanto e faz o que os antigos havaianos faziam quando surgia um problema: VAI SURFAR...
    Vibrações positivas pra você e fica na paz ;)

    ResponderExcluir
  9. Pedro, eu que acho que devemos lutar por uma sociedade mais justa e digna, na medida em que estamos no meio do furacão, tô te escrevendo pra indicar uma ótima referência de leitura, especialmente para o que você tem verbalizado ter escolhido como área. Confere aí, que tá nesse link, do blog de um amigo meu:

    http://lobotomiaecomunicacao.blogspot.com/2009/01/meus-caros-como-vocs-sabem-globalizao.html

    Abração

    ResponderExcluir